sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Confecção de Placas PCB

Boa tarde a todos.

    Eu como técnico em eletrônica, uma coisa que aprecio muito é ver uma placa PCB bem feita. Preferencialmente por mim. Mas para todos que tem a eletrônica como hobby, uma grande dificuldade é confecção das placas.
    Para mim, depois que o projeto já esta pronto para ser transferido para uma placa, é que entra a parte chata. Confeccionar a placa, transferir o desenho para a placa é uma tarefa que aparenta ser fácil mas tem lá seu grau de dificuldade. Muitas pessoas, depois de uma maratona de confecção de placas, acaba adquirindo prática. Que só é possível após muitas angustias anteriores no processo de confecção.
    Eu já tentei vários métodos diferentes, chegando ao ponto de desistir de fazer as placas e utilizar somente as placas padrão pré-furadas.
    As placas padrão pré furadas são uma boa alternativa para aqueles que não tem um grande circuito para transferir definitivamente para a placa. Já para os que objetivam transferir um grande projeto elaborado para uma placa dessas, terá uma árdua tarefa a enfrentar, e sujeita a muitos erros que normalmente acontecem pelo fato de utilizar muitos Jumpers.
Placa padrão
    Como pode-se observar na imagem abaixo, do site http://www.tabalabs.com.br/. Para pequenos projetos a placa se torna uma opção rápida prática.

http://www.tabalabs.com.br/msx/adap20/7.JPG
    Já tive o desgosto de projeto grande de fazer uma grande projeto funcionar no protoboard mas ao passa-lo para a placa padrão ter a infelicidade de ver o projeto não funcionar. É tanto Jumper que é quase impossível encontrar o defeito. Gostaria de ter agora a imagem para postar, era uma verdadeira peruca feita de fios.
    A imagem abaixo é de um projeto recente que eu elaborei, pode-se notar que mesmo não tendo muitos componentes a visualização e posterior manutenção é difícil.


    Utilizar o método da caneta para retroprojetor também sempre foi uma alternativa barato, mas nem sempre fácil de fazer.
Caneta para retroprojetor
    Portada de uma tinta resistente a água, é possível fazer o desenho do seu projeto na placa e realizar a corrosão no percloreto de ferro sem problemas. Quando eu utilizava esse método de elaboração eu imprimia o layout da placa em papel normal A4 e o colocava sobre Papel Carbono. Passando uma caneta esferográfica sobre o papel carbono, o desenho era transferido para a placa. Então usava esses traços que o Papel Carbono deixava sobre a placa de cobre como guia para a Caneta para Retroprojetor. Lembro que até que ficava bom, sem erros na hora da corrosão.

    Ainda na época do curso fui apresentado ao método de transferência do Toner de Impressora a Laser para a placa virgem. É um processo simples, porém nem sempre retorno bons resultados.
    Me lembro bem dos resultados, sempre haviam trilhas que ficavam quebradas, sendo necessário aplicação de estanho ou jumper. Com o tempo e repetidas tentativas é possível conseguir bons resultados, a escolha de um bom papel por exemplo ajuda muito. Deve-se escolher um papel com aderência suficiente para que o toner fixe corretamente na folha, e ao mesmo tempo a folha não deve absorver o toner. Caso a folha absorva o toner, no momento da transferência para a placa resultará em resultados não satisfatórios, como por exemplo tilhas trincadas, fracas e sensíveis.

http://entropia.kapsi.fi/blog/wp-content/uploads/2011/08/IMG_4423.jpg
    Para quem quiser tentar esse método, o papel que eu usava era um papel adesivo da marca Pimaco. Igual da imagem abaixo.
    Mas para usar tem uns truques, você deve retirar o adesivo e descarta-lo, ou usar para outra finalidade. Pois o papel que interessa nesse caso é o papel liso onde o adesivo fica colado.
Pepel adesivo Pimaco
    Após retirar o adesivo você deve imprimir as trilhas no lado liso do papel, lado onde o adesivo estava colado inicialmente. Após a impressão não deve-se passar a mão sobre as trilhas impressas, caso o faça as trilhas sairão facilmente. Porém essa facilidade de remoção das trilhas é bem-vindo quando for realizar o método térmico para transferência do toner para a placa. Para fazer essa transferência eu utilizava um ferro de passar roupas normal. Trinta segundos já era o suficiente para uma completa transferência do toner para a placa. O resultado era quase sempre bem satisfatório.
    O problema que eu sempre me deparava era na hora de confeccionar uma placa grande. Como a área inferior do ferro de passar não é grande, você fica limitado a placas relativamente pequenas. Já cheguei a usar esse método com uma Prensa Térmica, o resultado obtido foi 100%, utilizando uma prensa você não se depara com problemas na transferência causados por movimentar o ferro de passar. A prensa é estática, sem erros. Porém uma boa prensa com uma área grande não é tão barato e também ocupa um bom espaço de alocação.
    Uma alternativa que eu encontrei para o método de transferência térmica com o Ferro de Passar Roupas, foi utilizando uma manta de Silicone Vulcanizada para espalhar melhor o calor sobre a placa e também evitar que o ferro se mova durante a tarefa da transferência. Essa manta pode ser encontrada no Mercado Livre. É possível conseguir ótimos resultados utilizando esse tipo de manta térmica.

Manta de Silicone Vulcanizada
    Caso alguém tenha interesse em saber melhor como utilizar a Manta Térmica Vulcanizada é só entrar em contato que posto umas fotos mostrando os steps.

    Depois de tentar todos os steps acima citados. Vi muitos videos no youtube de pessoas que fizeram uma espécie de Plotter, porém com a finalidade de desenhar sobre a placa com a Caneta para Retro Projetor. Fiquei impressionado com os resultados que vi nos videos do youtube. Após muitos videos assistidos, percebi que aquela era uma boa opção para facilitar a criação de placas, ainda mais pelo motivo que seria possível criar esse Plotter com peças de impressora. Como a confecção das placas com marcadores permanentes resultava em um bom resultado na hora da corrosão, sendo difícil somente realizar o desenho, seria ótimo automatizar esse processo.

    Construí então a minha própria Plotter para circuito impresso com peças de sucata de impressora. A estrutura da Plotter eu construí toda de acrílico. Os resultados obtidos com a plotter são bons, destacando-se a facilidade que se tem na transferência dos Layout para a placa.
    Farei um Post com o passo a passo de como eu construí a minha Plotter para circuito impresso.

Até o próximo post....

4 comentários:

  1. amigao!! onde posso encontrar a manta de silicone????
    desde ja muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. ola, estou procurando manta termica para um gravadora de tela de serigrafia, Você dispõe desse material? Pode me orientar? Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  3. Olá boa tarde. Parabéns pelo post. Sobre a manta qual a espessura utilizada? Vi no ML manta de silicote de 3 e 5mm.

    Obrigado,

    Geraldo.

    ResponderExcluir